Agregação e matéria orgânica de um argissolo sob diferentes preparos do solo para plantio de Eucalipto
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.78.456Palavras-chave:
Manejo do solo, Estabilidade de agregados, Estrutura do solo, Eucalyptus grandisResumo
A agregação pode sofrer alterações permanentes ou temporárias com variações cíclicas provocadas por práticas de manejo do solo e pelo crescimento das plantas. O estudo avaliou a variação temporal e espacial da estabilidade de agregados estáveis em água e a sua relação com o conteúdo de matéria orgânica em um Argissolo em Santa Maria, RS, Brasil. Os tratamentos avaliados foram quatro sistemas de preparo do solo para implantação de povoamento de Eucalyptus grandis: plantio direto; escarificação; escarificação seguida de gradagem e enxada rotativa. Amostras de solo foram coletadas na camada de 0,00-0,05 m para a determinação da densidade, da estabilidade dos agregados estáveis em água e do teor de matéria orgânica do solo. A escarificação, escarificação seguida de gradagem e enxada rotativa resultaram em menor estabilidade estrutural de agregados estáveis em água. Os efeitos negativos do preparo do solo sobre o Argissolo de textura franco arenosa são reduzidos após 12 meses, demonstrando sua capacidade em reestabelecer a estrutura e a agregação. Os diferentes preparos do solo avaliados não foram capazes de aumentar o teor de carbono orgânico, não influenciado no estado de agregação. O crescimento inicial do eucalipto foi favorecido com a intensificação do preparo do solo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-07-2014
Como Citar
PREVEDELLO, Juliana; VOGELMANN, Eduardo Saldanha; KAISER, Douglas Rodrigo; FONTANELA, Eracilda; REINERT, Dalvan José; REICHERT, José Miguel. Agregação e matéria orgânica de um argissolo sob diferentes preparos do solo para plantio de Eucalipto. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 34, n. 78, p. 149–158, 2014. DOI: 10.4336/2014.pfb.34.78.456. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/456. Acesso em: 18 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença