Bancos de sementes do solo em pastagens na Amazônia Central
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.74.431Palavras-chave:
Solo, Estoque de sementes, Regeneração de pastagens, AmazôniaResumo
Este estudo investigou os bancos de sementes em pastagens implantadas na região de Manaus (Amazonas, Amazônia Central). Em quatro pastagens, foram coletadas 20 amostras de solo de 15 x 15 cm na profundidade de 0 cm a 5 cm e 6 amostras nas profundidades de 5 cm a 10 cm e 10 a 30 cm. Para a contagem e identificação das sementes utilizou-se o método de emergência de plântulas em casa de vegetação. As plântulas foram identificadas por morfotipo e, quando possível, até o nível de espécie. O acompanhamento foi feito durante nove meses. Verificou-se a existência de diferença significativa entre as densidades de sementes das quatro pastagens, variando de 304 a 6153 sementes por metro quadrado, na profundidade de 0 a 5 cm, o que mostra uma alta variação entre as áreas. O número de espécies variou de 17 a 27 na camada superficial. Os bancos de sementes apresentaram-se constituídos predominantemente por herbáceas e espécies lenhosas pioneiras, características de ambientes perturbados. A sucessão vegetal que se desenvolverá necessitará de um intervalo de tempo maior para apresentar estratos arbustivos-arbóreos com maior importância e a floresta será, provavelmente, bem menos heterogênea que a original.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença