Formigas cultivadoras de fungos: estado da arte e direcionamento para pesquisas futuras
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.73.403Palavras-chave:
Agricultura, Attini, Formigas cortadeiras, Simbiose, PragaResumo
A tribo Attini (Hymenoptera: Formicidae) compreende 14 gêneros com aproximadamente 230 espécies de formigas descritas que estão envolvidas em um mutualismo obrigatório com fungos. Este fungo é cultivado no interior das colônias para a alimentação das formigas, e tem como substrato uma variedade de material orgânico. O fungo é utilizado na dieta das formigas, que em retribuição fornecem
ao fungo substratos para o crescimento, proteção contra parasitas ou competidores e asseguram a sua reprodução. Embora todas as espécies da tribo cultivem fungo, essas formigas são bastante heterogêneas em relação ao sistema de agricultura, tamanho da colônia e estrutura social, métodos de cultivo do fungo, forrageamento, etc. Nesta revisão são discutidas as principais características da agricultura, simbiose e história natural das formigas cultivadoras de fungos, bem como o direcionamento para as pesquisas futuras com essas formigas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Mariane Aparecida Nickele, Marcio Roberto Pie, Wilson Reis Filho, Susete do Rocio Chiarello Penteado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença