Insetos Associados ao Enrolamento Foliar de Tabebuia spp. em Viveiros e na Arborização Urbana de Curitiba
Palavras-chave:
Ipê-amarelo, folha, pragaResumo
Alguns ipês (Tabebuia alba, T. chrysotricha e T. heptaphylla) apresentam folhas jovens deformadas, na forma de enrolamento foliar, em viveiros e na arborização urbana. Uma avaliação foi feita em plantas destas espécies, com idade variando entre 1 mês e 3 anos, no Viveiro Municipal da Barreirinha e em árvores da arborização urbana da cidade de Curitiba, PR. Coletaram-se galhos apicais com sintomas, em cada planta, para a identificação dos insetos associados. Foram encontrados, associados à s folhas deformadas, insetos pertencentes à s ordens Coleoptera, Hymenoptera, Hemiptera e Diptera. No entanto, foi constatado que o enrolamento do lombo foliar do ipê é provocado por Trioza tabebuiae (Hemiptera: Psylloidea).Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.

 
						




 
  
  Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença
 Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença 