Altura de voo de bostriquídeos (Coleoptera: Bostrichidae) coletados em Floresta Tropical Semidecídua, Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.69.101Palavras-chave:
Coleobrocas, Besouros pulverizadores, Amazônia legal, Altura de vooResumo
O objetivo deste trabalho foi determinar a altura de voo das espécies da família Bostrichidae, bem como determinar os índices faunísticos das espécies coletadas em Floresta Estacional Semidecídua, no período de abril de 2000 a março de 2001, na fazenda Maracaí, localizada no município de Sinop, Mato Grosso. Foram testadas sete alturas com 21 armadilhas etanólicas, sendo distribuídas três armadilhas por altura. O atrativo utilizado foi o álcool comercial. Inicialmente as coletas foram realizadas quinzenalmente, e depois, mensalmente. O material coletado foi identificado por comparação com exemplares da coleção do Laboratório de Proteção Florestal (LAPROFLOR) da Universidade Federal de Mato Grosso. Foram coletados 141 bostriquídeos, divididos em cinco espécies: Bostrychopsis uncinata, Micrapate brasiliensis, Micrapate germaini, Xyloperthella piceae e Xyloprista praemorsa. A coleta da maioria das espécies de Bostrichidae foi significativamente maior na altura de 30 m. Dentre as espécies capturadas, X. picea foi a mais frequente e dominante. Essa espécie apresentou picos superiores de ocorrência nos meses de junho e fevereiro, e mostrou-se significativamente diferente das demais espécies quanto à ocorrência. No período de estudo não ocorreu correlação significativa entre os fatores climáticos estudados e ocorrência das espécies.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Otávio Peres Filho, Janaína Iris Barbosa, Marcelo Dias de Souza, Alberto Dorval

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença