Progênies de Segunda Geração de Grevilea: Produção de Madeira na Região de Londrina, PR
Palavras-chave:
Sementes florestais, silvicultura, reflorestamento, Grevillea robusta.Resumo
O uso da grevílea (Grevillea robusta Cunn) não se restringe somente ao sombreamento de cafezais, ornamentação e quebra-ventos, é também usada pela apicultura e na produção de madeira para usos diversos. O presente trabalho objetivou estimar a produção de madeira e estabelecer fontes de sementes melhoradas para plantios comerciais na região de Londrina, PR. Para tal, um experimento com 37 progênies de segunda geração foi instalado no Distrito de Maravilha, Município de Londrina, PR, com coordenadas geográficas 23°23´30"S e 51°11´05"W. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com parcelas lineares de cinco plantas distribuídas aleatoriamente com oito repetições, num espaçamento de 3 m x 3 m. A partir das medições das alturas e dos diâmetros na altura do peito (DAP), a variável estimada (volume cilíndrico) foi analisada para comparar as médias entre as progênies. Concluiu-se que em Londrina, a família mais produtiva em volume e com maior sobrevivência é da procedência australiana Duck Creek (NSW).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MARTINS, Emerson Gonçalves; NEVES, Edinelson José Maciel; DULEBA, Nicole; DOMAKOSKI, Bernardo Skroch. Progênies de Segunda Geração de Grevilea: Produção de Madeira na Região de Londrina, PR. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 51, p. 147, 2011. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/231. Acesso em: 18 dez. 2025.
Edição
Seção
Notas Científicas
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença