Atributos Físicos e Químicos do Solo e suas Relações com o Crescimento e a Produtividade do Pinus taeda
Palavras-chave:
Compactação do solo, fertilidade do solo, produtividade de madeira, desbaste.Resumo
Com o objetivo de avaliar o efeito das propriedades físicas e químicas do solo na produtividade do Pinus taeda, plantado em diferentes tipos de solo e com ritmos de crescimento variados, foram selecionadas, através do inventário florestal, quatro plantios com 20 anos de idade, em dois municípios do Estado do Paraná. Nestes sítios foram demarcadas parcelas experimentais, selecionadas árvores representativas do extrato dominante, coletados dados dendrométricos de altura e diâmetro, discos do lenho de diferentes alturas do tronco e amostras de solo em diferentes profundidades. Os parâmetros de crescimento e volume das árvores foram analisados e correlacionados com as propriedades físicas e químicas do solo. Os resultados obtidos mostram que a produtividade de madeira é influenciadapelas propriedades, principalmente físicas, do solo, em especial pela quantidade de água disponível e pela resistência à penetração das raízes. Mostram ainda, para sítios de menor crescimento das árvores, que a produtividade pode ser aumentadacom adoção de práticas silviculturais de poda e desbaste, adição de fertilizantes e descompactação do solo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-03-2011
Como Citar
BELLOTE, Antonio Francisco Jurado; DEDECEK, Renato Antonio. Atributos Físicos e Químicos do Solo e suas Relações com o Crescimento e a Produtividade do Pinus taeda. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 53, p. 21, 2011. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/203. Acesso em: 14 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença