Procedência e adubação no crescimento inicial de mudas de cedro
DOI:
https://doi.org/10.4336/2016.pfb.36.85.966Palavras-chave:
Cedrella fissilis, Qualidade de mudas, Fertilizantes de liberação controladaResumo
O objetivo do estudo foi avaliar o desenvolvimento inicial de diferentes procedências e a influência da adubação de base e cobertura no crescimento de mudas de Cedrela fissilis. Foram coletadas sementes de diferentes procedências nos municípios de Lapa, PR, Fernandes Pinheiro, PR e Itaara, RS. Após a germinação, as plântulas foram repicadas para sacos plásticos de 500 cm³, preenchidos com substrato comercial. Após 150 dias da repicagem avaliou-se altura total (h), diâmetro do colo (dc) e relação h/dc das mudas. Após as plântulas de Fernandes Pinheiro serem repicadas, avaliouse também o efeito da adubação de base (0, 2, 4, 6 e 8 g dm-3 de Osmocote®) e de cobertura (3 e 6 g L-1, respectivamente, de Peter´s® e ureia). A procedência e as doses do fertilizante de liberação controlada influenciaram no desenvolvimento inicial das mudas de Cedrela fissilis. A procedência de Itaara apresentou melhores resultados de crescimento das mudas. As mudas de cedro apresentam bom crescimento quando foi incorporado ao substrato 5 g dm-3 de Osmocote® e em adubação de cobertura 3 g L-1 de Peter´s®. A adubação de cobertura com ureia é pouco indicada para mudas de cedro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Marcio Carlos Navroski, Erasmo Luis Tonett, Marcos Vinicius Mazzo, Taciana Frigotto, Mariane de Oliveira Pereira, Luan Vieira Galvani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença