Secagem drástica de madeiras de Eucalyptus e Corymbia fornece informações para a elaboração de programas de secagem
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.84.696Palavras-chave:
Secagem convencional, Rachaduras, Taxa de secagemResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a secagem drástica de pequenas amostras como alternativa metodológica para a definição de programas de secagem umidade-temperatura, aplicando-a para madeira de Corymbia torelliana, Eucalyptus cloeziana, E. grandis x E. urophylla, E. pilularis e E. resinifera e avaliar a possibilidade de agrupar espécies com recomendações semelhantes. Foram utilizadas peças com dimensões iniciais de 100 mm de comprimento, 50 mm de largura e 10 mm de espessura. Essas foram mantidas em estufa a 100 °C, até que o teor de umidade atingisse valores inferiores a 5%. Durante a secagem drástica as peças foram pesadas em intervalos de 1 h e foram medidos o comprimento e a largura das rachaduras, utilizando paquímetro e calibrador de folga. Em função das diferenças nas temperaturas iniciais, finais e no potencial de secagem, observou-se um grupo que suporta condições de secagem mais severas, formado por Corymbia torelliana e E. grandis x E. urophylla e outro que demanda condições mais suaves, formado por E. pilularis e E. cloeziana. A madeira de E. resinifera pode ser submetida à secagem nas condições definidas para quaisquer dos grupos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença