Caracterização de briquetes produzidos com resíduos agroflorestais
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.79.613Palavras-chave:
Bambu, Moinha de carvão, Poder calorífico, DegradaçãoResumo
O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a qualidade de briquetes de moinha de carvão vegetal e resíduos de bambu produzidos em diferentes formulações. Determinou-se a densidade básica, a massa específica aparente, a umidade de equilíbrio e a taxa de degradação térmica dos briquetes. Os briquetes foram avaliados por meio de testes de resistência à compressão e de tamboramento e o poder calorífico superior e inferior foram estimados a partir de equações ajustadas. Os briquetes produzidos com as maiores porcentagens de moinha de carvão vegetal apresentaram densidade básica, densidade aparente, teores de cinza e de carbono fixo mais elevados e menor friabilidade. Os briquetes com as maiores porcentagens de resíduos de bambu na composição apresentaram degradação térmica mais rápida, maior resistência à compressão, além de teor de materiais voláteis e poder calorífico mais elevados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença