Papel da Nutrição Mineral na Formação de Raízes Adventícias em Plantas Lenhosas
Palavras-chave:
Propagação vegetativa, enraizamento adventício, nutrição mineral, fases do enraizamento, estaquia.Resumo
Na propagação vegetativa por estaquia, o estado nutricional determinará a quantidade de carboidratos, auxinas, entre outros compostos metabólicos, fundamentais à iniciação radicial e à velocidade com que esta ocorre. Sendo assim, especial atenção deve ser dada à s plantas matrizes, visando atender à s exigências nutricionais requeridas no processo de rizogênese adventícia. Embora a nutrição mineral e o enraizamento adventício estejam intimamente relacionados, o assunto é complexo visto que a formação de raízes em estacas inclui múltiplas fases e poucos estudos têm distinguido a relação entre a nutrição mineral e as fases da rizogênese. Nesta revisão, as fases da rizogênese foram abordadas e os papéis e requerimentos nutricionais foram discutidos. Percebe-se que existe carência de informações sobre vários processos envolvidos na formação de raízes adventícias.
doi: 10.4336/2009.pfb.58.35
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.