Programas de fomento rural no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.71.321Palavras-chave:
Fomento florestal, Programas de integração da suinocultura e aviculturaResumo
Programas de fomento ou de integração são parcerias entre indústrias e produtores rurais que têm sido utilizados desde a década de 1970 no Brasil. Estes modelos surgiram da necessidade de suprimento constante de matérias-primas advindas da produção familiar, principalmente nas atividades de fumicultura e suinocultura. No setor florestal, a maior parte desses programas surgiu na década de 1980. Atualmente, essas parcerias vêm atraindo cada vez mais produtores devido aos vários benefícios e, principalmente, à garantia de renda. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar os principais programas de fomento e sistemas de integração rural existentes no Brasil, e comparar os benefícios de cada um. Os principais programas de fomento são os das indústrias de fumicultura, suinocultura, avicultura e os de base florestal. Verificou-se que estes programas trouxeram vantagens e benefícios aos produtores, principalmente, aquelas relacionadas à melhoria de qualidade da produção, devido à s especificações e exigências técnicas. Conclui-se que, além da especialização técnica, esses programas trazem benefícios à sociedade, uma vez que há a tendência cada vez maior dos contratos exigirem o atendimento aos requisitos legais e outras questões relacionadas aos aspectos socioambientais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-09-2012
Como Citar
BASSO, Vanessa Maria; JACOVINE, Laércio Antônio Golnçalves; GRIFFITH, James Jackson; NARDELLI, Aurea; ALVES, Ricardo Ribeiro; SOUZA, Agostinho Lopes de. Programas de fomento rural no Brasil. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 32, n. 71, p. 321, 2012. DOI: 10.4336/2012.pfb.32.71.321. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/368. Acesso em: 16 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença