Restauração na Floresta Ombrófila Mista através da sucessão natural
Palavras-chave:
Restauração ecológica, sucessão natural, técnicas nucleadorasResumo
Teoriza-se sobre a importância da restauração como uma ferramenta para a conservação ambientalatravés do uso de técnicas nucleadoras capazes de facilitar o processo sucessional em áreas degradadas,
envolvendo organismos produtores, consumidores e decompositores. Esta proposta mostra que o processo
sucessional envolve todos os componentes do ecossistema, onde se destaca a importância dos fragmentos vegetacionais mais próximos das áreas a serem restauradas, de forma a criar uma maior conectividade dentro da paisagem envolvida. São indicadas como técnicas nucleadoras a transposição de solo, poleiros artificiais, coleta de sementes de espécies nucleadoras com manutenção da variabilidade genética, plantio de mudas em ilhas de alta diversidade e transposição de chuva de sementes. As técnicas nucleadoras devem garantir uma maior
conectividade com os fragmentos da região, ropiciando um aumento contínuo da biodiversidade e resiliência
na área degradada, mantendo uma estabilidade dinâmica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
REIS, Ademir; TRES, Deisy Regina; SCARIOT, Eliziane Carla. Restauração na Floresta Ombrófila Mista através da sucessão natural. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 55, p. 67, 2010. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/120. Acesso em: 18 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença