Zoneamento climático para a grevílea (Grevillea robusta) para o Estado do Paraná
Palavras-chave:
Zoneamento, grevílea, zoneamento climático, Paraná.Resumo
A grevílea (Grevillea robusta A. Cunn) é uma espécie arbórea originária da Austrália e foi introduzida no Brasil no final do século 19. Novas progênies foram importadas e testadas pela Embrapa Florestas desde a década de 1990. Apesar do grande interesse em seu plantio no Paraná, até o momento, não há um zoneamento climático ou edafoclimático para a espécie. Foram definidos critérios restritivos e favoráveis ao cultivo da grevílea para o Estado do Paraná: temperatura média anual e temperatura média anual do mês de julho. As áreas mais indicadas para o plantio comercial situam-se no norte, noroeste, oeste e sudoeste, áreas mais quentes do estado. As áreas não recomendadas correspondem à s do Planalto de Palmas e Guarapuava e do entorno, bem como de União da Vitória e bacias do Alto Iguaçu e Alto Capivari. As áreas toleradas estão entre as zonas não recomendadas e as zonas preferenciais, e situam-se ao longo de uma faixa central no estado.
doi: 10.4336/2010.pfb.30.61.17
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.