Estudo comparativo da estrutura fitossociológica de dois fragmentos de Caatinga em níveis diferentes de conservação
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.670Palavras-chave:
Vegetação caducifólia espinhosa, Fitossociologia, Sucessão ecológicaResumo
Objetivou-se neste trabalho, o comparativo da estrutura fitossociológica de dois fragmentos de Caatinga com níveis de sucessão ecológica primária e secundária localizados na Embrapa Semiárido, Petrolina, PE. No levantamento florístico utilizouse o método das parcelas, onde foram plotadas 10 unidades amostrais de 8 m x 40 m distribuídas de forma aleatória. Todos os indivíduos vivos com diâmetro ao nível do solo (DNS) ≥ 3 cm foram inventariados, sendo medidas também as suas alturas totais. Observaram-se diferenças significativas na estrutura diamétrica, mas a distribuição da frequência hipsométrica mostrou que a maioria dos indivíduos nas duas áreas apresentou pequeno porte (< 5 m). Através da análise de similaridade e das coordenadas principais observou-se a formação de três grupos distintos quando comparadas a outros levantamentos em Caatinga sensu stricto. Os resultados evidenciaram que as áreas estudadas apresentam riqueza de espécies compatível a ambientes de Caatinga, que os fragmentos se encontram em estádio inicial ( Área I) e intermediário de sucessão ( Área II) e que 30 anos de regeneração não foram suficientes para a Área I alcançar um nível de desenvolvimento ecológico semelhante à área melhor conservada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-12-2014
Como Citar
CALIXTO JÚNIOR, João Tavares; DRUMOND, Marcos Antônio. Estudo comparativo da estrutura fitossociológica de dois fragmentos de Caatinga em níveis diferentes de conservação. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 34, n. 80, p. 345–355, 2014. DOI: 10.4336/2014.pfb.34.80.670. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/670. Acesso em: 17 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença