Crescimento e ciclo de produção de mudas de Eucalyptus em recipientes
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.76.575Palavras-chave:
Eucalipto, Tubetes, viveiroResumo
Com objetivo de estudar o comportamento de mudas de três espécies de eucalipto produzidas em dois tamanhos de recipientes, foram instalados dois experimentos em viveiro florestal, ambos em delineamento inteiramente casualizado, esquema fatorial 3 x 2, (três espécies e dois tamanhos de tubetes), com 4 repetições. O primeiro experimento foi referente à produção das mudas no viveiro e o segundo consistiu na simulação de plantio em campo. As características avaliadas foram: altura, diâmetro, área foliar, número de folhas, massa seca da parte aérea, massa seca do sistema radicular e percentagem de deformação de raízes. As mudas de todas as espécies produzidas em tubetes de 180 cm³ apresentaram maior crescimento para todas as variáveis avaliadas. Nos tubetes de maior volume (180 cm³) as mudas ficam aptas para o plantio aos 60 dias, enquanto as provenientes de tubetes de menor volume (55 cm³) atingem o padrão mínimo exigido para o plantio no campo aos 120 dias. No experimento de simulação de plantio em campo foi verificado que as mudas produzidas em tubetes de 55 cm³ apresentaram menor crescimento em altura e diâmetro, menor massa seca da parte aérea e raiz e maior número de deformações de raízes, independente da espécie avaliada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-12-2013
Como Citar
FREITAS, Teresa Aparecida Soares de; FONSECA, Mariana Duarte Silva; SOUZA, Sandra Selma Marques de; LIMA, Thâmara Moura; MENDONÇA, Andrea Vita Reis; SANTOS, Aline Pinto dos. Crescimento e ciclo de produção de mudas de Eucalyptus em recipientes. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 419–428, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.76.575. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/575. Acesso em: 16 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença