Efeito do substrato, cor e tamanho de sementes na germinação e vigor de Melanoxylon brauna
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.78.558Palavras-chave:
Fisiologia, Viabilidade, Propagação, MorfologiaResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar o efeito do substrato, da cor e do tamanho das sementes sobre a germinação e vigor de Melanoxylon brauna. Para tanto foram realizados dois ensaios. No primeiro, as sementes foram classificadas quanto à cor (claras e escuras) e ao tamanho (pequenas e grandes). No segundo ensaio foi investigada a influência dos substratos sobre areia, entre areia, sobre papel, entre papel e rolos de papel, tipo germitest. Em ambos os ensaios, as sementes foram mantidas em condições controladas (luz e temperatura) durante 10 dias. Foi calculado o percentual de germinação e o índice de velocidade de germinação (IVG). Além disso, foi determinado o peso de 1.000 sementes e a germinação da espécie foi caracterizada mediante acompanhamento visual até a formação da plântula. O peso de 1.000 sementes de M. brauna foi de 133,43 g, em média. A protrusão da raiz principal ocorreu em torno de 72 horas após início da embebição, e a germinação observada foi do tipo fanerocotiledonar epígea. Sementes pequenas e claras apresentaram germinação e IVG inferiores à s demais. As sementes grandes, independentes da cor, e as pequenas escuras tiveram os maiores IVG e porcentagem de germinação. O substrato mais indicado para a realização de testes de germinação de Melanoxylon brauna foi o rolo de papel.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-07-2014
Como Citar
FLORES, Andressa Vasconcelos; BORGES, Eduardo Euclydes de Lima e; GONÇALVES, José Francisco de Carvalho; GUIMARÃES, Valéria Monteze; ATAÍDE, Glauciana da Mata; BARROS, Daniela de Pádua; PEREIRA, Márcio Dias. Efeito do substrato, cor e tamanho de sementes na germinação e vigor de Melanoxylon brauna. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 34, n. 78, p. 141–147, 2014. DOI: 10.4336/2014.pfb.34.78.558. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/558. Acesso em: 19 fev. 2026.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença