Potencializando o Papel dos Morcegos Frugívoros na Recuperação de Áreas Degradadas
Palavras-chave:
Chiroptera, dispersão de sementes, óleos essenciaisResumo
Os morcegos frugívoros estão entre os principais dispersores de sementes, portanto, técnicas que potencializem esse papel ecológico podem ter grande aplicação na recuperação de ambientes florestais. Nesse sentido, testes com óleos essenciais isolados de frutos quiropterocóricos maduros mostraram que eles podem atrair morcegos frugívoros no interior de remanescentes florestais e em áreas abertas. Além disso, os resultados revelaram que os indivíduos atraídos já haviam se alimentado, visto que a maioria de suas amostras fecais continham sementes. Sendo assim, o uso de óleos essenciais de frutos consumidos por morcegos frugívoros potencialmente incrementa a chuva de sementes em locais específicos, como por exemplo ao longo de rios onde seja necessário recuperar florestas ciliares ou em uma área de propriedade rural onde seja necessário implantar ou recuperar uma Reserva Legal. Em função da ampla aplicação da técnica, novos estudos estão sendo conduzidos nosentido de mensurar a chuva de sementes e a regeneração da vegetação provocadas pelo seu uso, bem como para identificar os compostos responsáveis pela atração e sintetizá-los.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MIKICH, Sandra Bos; BIANCONI, Gledson Vigiano. Potencializando o Papel dos Morcegos Frugívoros na Recuperação de Áreas Degradadas. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 51, p. 155, 2011. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/233. Acesso em: 17 dez. 2025.
Edição
Seção
Notas Científicas
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença